O que considerar na hora de solicitar um orçamento para algum serviço para o seu condomínio?
- Redator Gvm
- 10 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mai. de 2020

Essa pergunta fez com que eu relembrasse contratos onde tivemos alguns problemas e hoje nos ajudam como grandes aprendizados para novos contratos e para novos orçamentos. Então acredito que esse texto seja não só para quem vai solicitar o orçamento, mas também para quem vai elaborar o orçamento.
Por muitas vezes fomos chamados para dar um orçamento onde o cliente não tinha o escopo do serviço definido. Isso é muito comum. E eu entendo. Síndicos em sua maioria são profissionais de administração, são economistas e conheci até alguns médicos. E infelizmente o conselho de obra do prédio nem sempre possui profissional de engenharia, então o conselho não está preparado para comprar o barulho do problema, até porque isso representa custo extra e ninguém gosta.
Eu poderia citar esse como o item mais importante na hora de solicitar um orçamento: a definição de escopo do serviço. Você precisa conhecer o problema, entender o problema, o que está causando o problema. Na hora da visita para o orçamento, você deve ir com tempo, ir com trena, caderno ou meio eletrônico para tirar fotos, anotar medidas. Tem serviços que já perdi por especificar demais, pensar demais, sugerir demais. Mas não tem problema, eu estudei o problema e de certa forma posso ter contribuído para o cliente tomar a decisão que pareceu ser certa para ele.
Outro item que considero importante é como o serviço pode ser feito, exemplo: pintar uma fachada, considerando recomposição de emboço e alguma recuperação estrutural. Você precisa saber o que considerar para equipamento. Nós poderíamos citar aqui mais de uma dúzia de trabalhos onde precisávamos montar e desmontar andaimes todos os dias, porque os clientes não queriam correr riscos com relação à segurança. E nenhuma dessas vezes isso foi contabilizado no orçamento, infelizmente. São horas-Homem perdidas, e horas que ninguém vê.
Além do levantamento métrico que é importantíssimo, levantar também o período de execução para verificar período de chuvas e todo o transtorno que as chuvas podem causar se não estiver no seu planejamento.
Eu diria que também é importante apontar no orçamento materiais específicos que seja demanda do cliente. O orçamento para um guarda-corpo de serralheria comum ou de aço inox são grandezas numéricas com muita diferença, e não é possível absorver essa diferença por erro de orçamento. Mas poderia citar uma tinta, dependendo da escolha do cliente uma lata de 18 litros de tinta pode variar de 300 a 700 reais, uma diferença de mais de 100%, portanto é bom ficar atento para alguns itens.
É comum em alguns serviços onde o escopo é incerto não ter toda a equipe dimensionada em orçamento, então é importante manter um diálogo aberto com o cliente e quando o serviço tiver sua rota alterada, informa-lo dessas alterações para não criar transtornos ao final da obra com uma conta alta.
Enfim, poderia citar aqui trabalhos inteiros de graduação com relação a orçamento de obra, mas nosso universo hoje se restringe a orçamentos para serviços de condomínios, então se você precisar de mais alguma ajuda, entra em contato com nosso e-mail, marque uma visita que teremos o maior prazer em ajuda-lo!







Comentários