Segurança do Trabalho na Construção Civil
- Redator Gvm
- 23 de mai. de 2020
- 3 min de leitura

Segurança no Trabalho é um assunto que a maioria dos profissionais não gosta nem de falar e pensam que nunca vai acontecer com eles. Triste realidade.
A Segurança do Trabalho na Construção Civil é uma das maiores preocupações de todos aqueles que trabalham diariamente em canteiros de obra. Ente os anos de 2007 e 2013 foram registrados cinco milhões de acidentes de trabalho no Brasil. Os dados também mostram que a construção civil é o quinto setor econômico com o maior número de acidentes e o segundo mais letal aos trabalhadores. E o que podemos fazer para esses índices diminuírem?
Para se ter uma ideia, a participação da construção civil no total de acidentes de trabalho fatais no país passou de 10% em 2007 para 16% em 2013, respondendo por uma média de 450 mortes por ano – ou seja, cerca de uma por dia.
Esses números alarmantes são resultado da falta de treinamento e do uso de equipamentos de proteção nas obras. Isso pode ser somado ainda ao fato de que a maioria das atividades que fazem parte do dia a dia de uma obra apresentam características um tanto arriscadas, como trabalho em altura e contato com equipamentos e produtos químicos que exigem o dobro de atenção na sua utilização.
Os riscos são tantos que surgiram profissões especificamente para garantir a integridade dos trabalhadores, especialmente em áreas com bastante propensão a acidentes como canteiros de obra. A Legislação e as Normas Regulamentadoras também auxiliam a garantir a segurança do trabalho na construção civil pois determinam as regras de conduta, uso de equipamentos de proteção e outras medidas de prevenção a acidentes de trabalho na construção civil.
O que levar em consideração para planejar as suas operações com segurança?
- Planeje suas operações com foco na segurança do trabalho
Qualquer item comum em um canteiro de obras tem potencial para provocar algum tipo de acidente. Ao lidar com a disposição e movimentação de ferramentas, entulhos, tábuas, tijolos, areia – entre outros objetos – priorize sempre as melhores condições possíveis de organização e limpeza.
- Conheça e cumpra todas as normas regulamentadoras que regem o setor
As principais normas regulamentadoras que precisam ser respeitadas pelos profissionais da construção civil são aquelas estabelecidas pela Consolidação das Leis do Trabalho. Atualmente, são 376 normas regulamentadoras relacionadas ao segmento construtivo, que podem ser conferidas no portal do Ministério do Trabalho. Dentre elas, 5 são extremamente relevantes em termos de segurança do trabalho.
NR 4 -Trata-se da norma específica que visa preservar a integridade dos colaboradores e promover mais saúde em seu ambiente de trabalho.
NR 5 - É a norma que garante toda a regulamentação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes – conhecidas popularmente pela sigla CIPA – que são formadas com o objetivo de evitar doenças, acidentes ou outras ocorrências decorrentes da atividade laboral.
NR 6 - Essa norma fala sobre os equipamentos de proteção individual, ou simplesmente EPIs.
NR 7 - Trata-se de outra norma que visa o estabelecimento de programas internos, dessa vez do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional ou PCMSO.
NR 9 - A Norma Regulamentadora 9 é focada na elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, conhecido como PPRA – que tem como objetivo prever, diagnosticar e controlar qualquer risco que possa afetar o ambiente de trabalho ou os recursos naturais diretamente ligados a ele.
E você, gostou das nossas dicas? Então, deixe o seu comentário abaixo!







Comentários